Uprising foi o último álbum de Bob Marley lançado em sua vida. Sua banda, The Wailers, e o grupo vocal, The I-Threes, formam uma unidade maravilhosamente lapidada por anos de estrada e inspirada pelo carisma de seu líder, Bob Marley. A voz comovente e estimulante de Marley levou o público a um estado de êxtase. Apenas a aparência de sua figura com dreads no palco fazia os fãs esquecerem seus problemas e dançarem.

 

No dia 10 de junho de 1980, dia em que o álbum foi lançado e chegou às lojas, Marley e os Wailers estavam se apresentando no Parque de Exposições, em Orléans, França, era a nona apresentação da turnê Uprising, uma jornada pela Europa que os levou a vários países onde não haviam tocado antes. Bob Marley & The Wailers eram a banda mais importante daquele ano, o álbum “Uprising” bateu todas as paradas de sucesso, foi o período máximo na carreira de Bob Marley.

 

É tentador ver a turnê Uprising como o último grito de Bob Marley, mas o cantor não via dessa forma. Ele entendeu seu papel como um mensageiro do Rastafarianismo e não acreditava na morte. Ele sabia que seu trabalho viveria para sempre. Marley estava lutando contra o câncer de pele melanoma, mas se Bob sabia que seus dias na Terra estavam contados, ele não deixou transparecer. Amigos e familiares não sabiam o quão ruim estava a saúde do Rei do reggae. Para Bob, a turnê Uprising foi simplesmente mais uma oportunidade de “fazer o seu trabalho”, cantando sobre a glória do Rastafari e clamando por igualdade e dignidade para todas as pessoas. Marley não iria parar até que seu corpo cedesse. Apesar de sua saúde cada vez mais precária, a mensagem de Marley veio alta e clara. Suas performances foram eletrizantes.

 

A turnê começou pela Europa, no Hallenstadion em Zurique, Suíça, onde Marley se apresentou pela primeira vez, em 30 de maio de 1980, e terminou nos EUA, no Stanley Theatre em Pittsburgh, Pensilvânia, em 23 de setembro de 1980, que foi o último show de Marley.

 

Nessa turnê pela Europa, foram realizados shows na Suiça, Alemanha, França, Dinamarca, Inglaterra, Holanda, Noruega, Suécia, Bélgica, Escócia, Irlanda, Espanha e Itália, arrastando multidões por todos os lugares, inclusive no lendário show realizado no dia 27 de junho de 1980, no Estádio Giuseppe Meazza (San Siro) em Milão, Itália, com público próximo a 120 mil pessoas, recorde absoluto até então para qualquer banda no mundo. Foi noticiado na imprensa italiana que a multidão no estádio San Siro superou a do Papa, que também estava na cidade naquela noite fazendo uma aparição pública.

 

Existem diversas fotos que mostram o quanto estava lotado o local para a apresentação de Bob Marley & The Wailers, milhares de pessoas espalhadas por todos os espaços do estádio. Existem poucos registros em vídeo desse show histórico e todo esse público, ainda assim é possível encontrar alguns trechos desse show no YouTube, assim como o áudio completo dessa apresentação, inclusive foi lançado um CD desta apresentação.

 

Setlist show Estádio San Siro 27/06/1980:

01. Introdução

02. Natural Mystic

03. Positive Vibration

04. Revolution

05. I Shot The Sheriff

06. War / No More Trouble

07. Zimbabwe

08. Zion Train

09. No Woman No Cry

10. Jammin

11. Exodus

12. Redemption Song

13. Natty Dread

14. Work

15. Kaya

16. Roots Rock Reggae

17. Is This Love

18. Could You Be Loved

19. Kinky Reggae

20. Get Up Stand Up

 

A apresentação em Dortmund, na Alemanha, em 13 de junho, foi filmada para o programa da TV alemã Rockpalast e em 2014 foi lançado em CD/DVD. Outros shows da turnê europeia também foram gravados em vídeo, sendo possível assistir no YouTube. A turnê europeia terminou em 13 de julho, em New Bingley Hall, Stafford, na Inglaterra, após isso Marley voltou a Londres para uma pausa antes do início da etapa americana. Já haviam se passado três anos desde a descoberta do câncer no dedão do pé, e sua saúde era cada vez mais preocupante.

 

Em setembro de 1980, Bob Marley partiu com a banda para a turnê na América do Norte, onde teriam uma vasta maratona de shows marcada para os Estudos Unidos e Canadá. Durante o segundo show, no dia 17 de setembro, no Meehan Auditorium at Brown University, em Rhode Island, USA, Marley passou mal no palco, aí começou a ser averiguado o que se passava com o grande ídolo do reggae. Mesmo com problemas de saúde Marley ainda fez mais dois shows no Madison Square Garden, em Nova York, USA, nos dias 19 e 20 de setembro. Mas no dia seguinte, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park. Um exame revelou que o blecaute havia sido causado por um tumor no cérebro. Magro, fraco mas determinado, Marley fez o que seria sua última apresentação ao vivo dois dias depois em Pittsburgh, Pensilvânia, USA, no dia 23 de setembro, o qual ele sentia que poderia ser o seu último show. Logo após o mundo recebeu a triste notícia de que Bob Marley estava com câncer. Sua turnê foi encerrada, com o cancelamento de 13 shows.

 

A doença teria sido decorrente de um ferimento que Bob sofreu no dedão do pé, durante uma partida de futebol, ainda em 1977 em Londres. O ferimento havia infeccionado a ferida não havia cicatrizado, foi então diagnosticado que Bob sofria de uma espécie de câncer (melanoma), doença que era típica de pessoas brancas, e desenvolveu em sua unha. Os médicos no tempo do diagnostico, aconselharam a amputar o dedo, ou remover um pedaço apenas, mas Bob se recusou a fazer isso, devido à filosofia rastafari, de que o corpo é um templo que ninguém pode modificar. Ele também estava preocupado no impacto que a operação poderia causar em sua dança, ele temia que a amputação afetasse a sua carreira, no momento em que estava no auge.

 

O câncer se espalhou pelo cérebro, pulmão e estômago. Marley lutou contra a doença por oito meses, se tratava na clínica do Dr. Joseph Iseels na Alemanha. Em maio de 1981, o Dr. Iseels anuncia que nada mais poderia ser feito, Marley já estava abatido pela doença e resolveu retornar para sua casa na Jamaica, ele queria passar os seus últimos dias com sua família e amigos. Mas não foi possível completar a viagem, tendo que ser internado em um hospital em Miami. Bob Marley faleceu aos 36 anos, em Miami, Flórida, a caminho da Alemanha para a Jamaica, no dia 11 de maio de 1981.

 

Bob Marley foi sepultado em 21 de maio de 1981, em Nine Mile, aldeia onde ele nasceu na Jamaica. O sepultamento de Marley teve honras de chefe de Estado e contou com a presença de milhares de fãs. A cerimônia do sepultamento combinou ritual do rastafarianismo com o da Igreja Ortodoxa Etíope, está a religião na qual Marley havia se convertido seis meses antes de sua partida. Bob Marley teria sido enterrado com alguns objetos pessoais, dentre eles uma guitarra Gibson Les Paul, embora há quem afirme que foi uma Fender Stratocaster.

 

A música, a mensagem e a lenda Bob Marley, ganharam ainda mais força após a sua morte. Também deu a ele um status mítico. Bob Marley é enormemente popular e muito conhecido em todo o mundo. É considerado o Rei do Reggae, é visto como uma das maiores vozes do povo pobre e oprimido, e um dos maiores defensores da paz, da liberdade e da igualdade social e de direitos. Após a sua morte, a data de seu aniversário, o dia 6 de fevereiro, foi decretado feriado na Jamaica. Bob Marley foi enterrado na Jamaica como herói e é considerado um “Herói Nacional”.

 

Em 1983, foi lançado o álbum póstumo Confrontation, composto por material inédito até então e de singles gravados por Bob Marley & The Wailers entre 1977 e 1980.  Confrontation fecha a trilogia idealizada por Marley em 1979 com o álbum Survival.

 

Todo o seu legado será eterno!!!

 

**Há diversos registros em fotos, áudios e vídeos de apresentações dessas turnês, muitos com boa qualidade, vale a pena o garimpo no YouTube e Google. Recomendo o site http://voiceofthesufferers.free.fr que possui diversas informações e imagens sobre a carreira de Bob Marley, datas, imagens, vídeos, conteúdo de qualidade e histórico, um baita arquivo.

 

Músicos que acompanharam nas turnês:

Bob Marley - Vocais, Guitarra

Carlton 'Carly' Barrett - Bateria

Aston 'FamilyMan' Barrett - Baixo

Junior Marvin - Guitarra solo

Al Anderson - Guitarra solo

Alvin 'Seeco' Patterson - Percussão

Earl 'Wya' Lindo - Teclados

Tyrone Downie - Teclados

I-Threes - Rita Marley, Judy Mowatt, Marcia Griffiths - Backing Vocals

 

Datas da turnê do álbum Uprising:

 

Uprising Tour Europa:

 

30/05/1980 - Hallenstadion, Zurich, Suíça - Público: 10 mil pessoas

01/06/1980 - Open Air Festival Estádio Olímpico Horse Riding, Munich, Germany

03/06/1980 - Parc Des Sports, Grenoble, França - Público: 15 mil pessoas

04/06/1980 - Parc Des Sports, Gaston Gerard Stadium, Dijon, França

06/06/1980 - Sporthalle, Cologne, Alemanha

07/06/1980 - The Summer Of '80 Garden Party, Crystal Palace Bowl, Londres, Inglaterra - Público - 15 mil pessoas

08/06/1980 - Kaiserslautern Festival, Estádio Betzenberg, Kaiserslautern Betzenberg, Alemanha - Público: 35 mil pessoas

09/06/1980 - Halle Rhenus, Parc Des Expositions, Estrasburgo, França

10/06/1980 - Parc Des Expositions, Orleans, França

11/06/1980 - Hall Des Expositions, Bordeaux-Le Lac, França - Público: 9.500 pessoas

13/06/1980 - Estádio Westfalen, Dortmund, Alemanha - Público recorde*

14/06/1980 Ernst Merck Halle, Hamburgo, Alemanha

16/06/1980 - Drammenshallen, Drammen, Noruega - Público: 3 mil pessoas

17/06/1980 - Grona Lund, Estocolmo, Suécia - Público: 29 mil pessoas

18/06/1980 - The Forum, Copenhagen, Dinamarca

20/06/1980 - Waldbuhne, Berlim, Alemanha - Público: 18 mil pessoas

21/06/1980 - Eishalle, Kassel, Alemanha

22/06/1980 - Forest National, Bruxelas, Bélgica - Público: 8 mil pessoas

23/06/1980 - Ahoy Hallen, Rotterdam, Holanda - Público: 9 mil pessoas

24/06/1980 - Foire Des Expositions, Grand Palais, Lille, França - Público: 14 mil pessoas

26/06/1980 - Estádio Mayol, Toulon, França - Público: 22 mil pessoas

27/06/1980 - Estádio San Siro, Milão, Itália - Público: 100* mil pessoas

28/06/1980 - Estádio Comunale, Torino, Itália - Público: 40 mil pessoas

29/06/1980 - Estádio Roman Valero, Madrid, Espanha - o show foi cancelado 5 horas antes do início pela guarda civil

30/06/1980 - Plaza de Toros Monumental, Barcelona, Catalunha, Espanha

02/07/1980 - Parc de la Beaujoire, Nantes, France - Público: 8 mil pessoas

03/07/1980 - Aeroporto Du Bourget, Le Bourget, Paris, França - Público: 50 mil pessoas - Curiosidade: depois do show, um assalto foi feito, eles roubaram parte do dinheiro do show.

06/07/1980 - An Afternoon In The Park, Dalymount Park, Dublin, Irlanda - Público: 10 mil pessoas

08/07/1980 - Brighton Centre, Brighton, Inglaterra

09/07/1980 - Brighton Centre, Brighton, Inglaterra

10/07/1980 - Teatro Apollo, Glasgow, Escócia

11/07/1980 - Teatro Apollo, Glasgow, Escócia

12/07/1980 - Deeside Leisure Centre, Queensferry, País de Gales

13/07/1980 - New Bingley Hall, Stafford, Staffordshire, Inglaterra

 

 

Uprising Tour Estados Unidos e Canada:

 

16/09/1980 - Auditório John B. Hynes, Boston, Massachusetts, USA

17/09/1980 - Meehan Auditorium at Brown University, Providence, Rhode Island, USA - Curiosidade: Bob Marley durante este show, muda a letra do Roots rock reggae, ele canta 'oh senhor me liberte'

19/09/1980 - Madison Square Garden, Nova York, USA

20/09/1980 - Madison Square Garden, Nova York, USA

22/09/1980 - Colégio Pennsylvania, Pittsburgh, USA - CANCELADO

23/09/1980 - Teatro Stanley, Pittsburgh, Pensilvânia, EUA

 

 

Shows cancelados Uprising Tour Estados Unidos e Canada:

 

25/09/1980 - Cole Field House, Universidade de Maryland, USA

26/09/1980 - Auditório Irvine, Philadelphia, USA - Early & Late Shows

28/09/1980 - Universidade Stony Brook, Long Island, USA

01/10/1980 - Teatro Syracuse Area Landmark, Syracuse, Nova York, USA

02/10/1980 - Burlington, Vermont, USA

03/10/1980 - The Forum, Montreal, Quebec, Canada

04/10/1980 - The Forum , Montreal, Quebec, Canada

06/10/1980 - Maple Leaf Gardens, Toronto, Canada

11/10/1980 - Auditório Hill, Michigan, USA

15/10/1980 - Dane County Memorial Coliseum, Madison, USA

22/10/1980 - Boulder, Colorado, EUA

28/10/1980 -  Teatro Paramount, Portland, Oregon, USA

15/11/1980 - Show com Stevie Wonder, Pensilvânia, EUA

 

Texto: Guilherme Turik

Pesquisa e fotos: https://www.udiscovermusic.com

https://www.albumism.com

http://voiceofthesufferers.free.fr

https://www.concertarchives.org

http://veryrare.org

https://concerts.fandom.com

Deixe seu Comentário