Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
LANÇAMENTO: BOB MARLEY E THE WAILERS - THE CAPITOL SESSION '73
03/09/2021 15:50 em Notícias

Bob Marley e The Wailers - The Capitol Session '73

 

Lançado hoje (03/09/2021) em stream e venda de CD/DVD e Vinil.

A cena é Hollywood. Outubro de 1973. Os pioneiros do reggae internacional Bob Marley e The Wailers foram filmados em uma sessão a portas fechadas na The Capitol Records Tower em 24 de outubro pelo famoso produtor Denny Cordell, que recebeu a bênção de Marley para capturar a banda gravando 12 canções. Filmando com quatro câmeras e mixando "on the fly" em uma fita colorida, esta filmagem da sessão do Capitólio foi cuidadosamente restaurada, resultando em uma apresentação incrível desta sessão ao vivo. Está sessão no Capitol Studios representou um momento único na carreira da banda. Filmado 10 anos após sua formação, Bob Marley and the Wailers já tinham vários sucessos consagrados nas eras do ska e do rocksteady.

 

A filmagem desta sessão era considerada perdida. Foi então que, em 1989, o cineasta, arquivista e historiador britânico Martin Disney foi convidado pela Polygram - que havia comprado recentemente a Island Records - para vasculhar extensas filmagens de Bob Marley e The Wailers em preparação para o documentário de Marley, Time Will Tell. Enquanto vasculhava pilhas de filmagens em vários formatos, Disney ficou especialmente intrigado com um segmento de três minutos de filme preto e branco de 16 mm, sem som ou rótulo, apresentando uma performance do início dos anos 70 dos Wailers.

 

Ninguém parecia saber onde ou quando essa performance havia sido gravada ou se existiam outras filmagens, então Disney embarcou em uma missão de averiguação que durou mais de duas décadas. Ele soube que o produtor britânico Denny Cordell - que co-fundou a Shelter Records com Leon Russell em 1969 e possuía uma unidade de transmissão móvel de última geração - estava envolvido. Cordell faleceu em 1995, então Disney rastreou seu filho Barney, que se lembra dos Wailers estando perto de seu pai em Los Angeles. Seu filho se lembra de uma sessão que seu pai filmou com os Wailers na Torre da Capitol Records, mas Barney nunca tinha visto a filmagem. Disney continuou sua busca, viajando para Nova York e Califórnia, eventualmente recuperando sete horas e meia de filme da sessão de quatro câmeras que Cordell havia organizado.

 

Sua diligência revelou um artefato importante: Bob Marley e The Wailers "The Capitol Session '73", que foi lançado hoje, 3 de setembro de 2021, via Tuff Gong e Mercury Studios, em CD / DVD, CD, vinil colorido de 2 LP e áudio digital formatos, ele será transmitido exclusivamente por meio do canal de documentários musicais do Amazon Prime, The Coda Collection.

"Por mais de duas décadas, venho cuidando, pesquisando e agitando gentilmente o banner para preparar as sete horas de filmagem da Capitol para o lançamento que tanto merece", disse Disney, que trabalhou em quase todos os filmes feitos sobre Marley como pesquisador, produtor ou consultor. "Enquanto estávamos editando, sentimos que nenhum tempo havia passado, soa tão novo. De certa forma, o filme se fez sozinho, nós apenas pressionamos, para deixar a sensação certa e mostrar como tudo era cru."

 

O ano de 1973 marcou uma virada na trajetória dos Wailers: eles lançaram seus primeiros álbuns pela Island Records de Chris Blackwell, Catch A Fire (13 de abril) e Burnin'  (19 de outubro), que foram essenciais para expandir a fanbase internacional do reggae depois do famoso filme jamaicano "The Harder They Come" e sua trilha sonora, lançada no ano anterior. Dois dos três membros fundadores dos Wailers saíram do grupo em 1973, Bunny Livingston (mais tarde Wailer) em abril e Peter Tosh em dezembro.

  

As filmagens a portas fechadas dos Wailers no Capitol Tower de Los Angeles aconteceram em 24 de outubro de 1973. A formação consistia em:

Bob Marley - vocais e guitarras

Peter Tosh - vocais e guitarras

O mentor dos Wailers, Joe Higgs - percussão e nos vocais de apoio

Earl "Wya" Lindo - teclados

Carlton Barrett - bateria

Aston "Family Man" Barrett - baixo

 

Faixas da gravação:

You Cant Blame The Youth

Rastaman Chant

Duppy Conqueror

Duppy Conqueror (take 2)

Slave Driver

Burning and Looting

Chant Down Babylon

Duppy Conqueror

Midnight Raver

Put it On

Stop That Train

Kinky Reggae

Stir it Up

No More Trouble

Get Up Stand Up

 

Os irmãos Barrett tocaram com Bob até sua morte em 1981. Family Man, agora com 74 anos, que parou de fazer turnê com os Wailers depois de sofrer uma série de derrames em 2017, é o único membro sobrevivente desse extraordinário conjunto.

Os Wailers ainda eram um trio vocal na época (com o lançamento de Natty Dread pela Island em 1974, Marley recebeu o maior faturamento e, a partir daí, The Wailers se tornou sua banda de apoio), mas Marley é inegavelmente o ponto focal do filme. Ele assume a liderança em nove das doze canções selecionadas de Catch A Fire and Burnin', transmitindo uma variedade de humores: brincalhão em "Stir It Up", angustiado em "Burnin and Lootin" e meditativo em "Rasta Man Chant", com todos os três Wailers sentados, tocando bateria de conga, entregando harmonias inspiradas e emocionantes. Marley e Tosh dividem a liderança em "Get Up Stand Up", o duradouro hino de protesto que co-escreveram.

 

"Este filme é como uma master class com Bob no comando. Bunny deixou The Wailers na Inglaterra, Peter já estava planejando ir embora, então Chris Blackwell identificou Bob como sendo o frontman certo, a força motriz", comenta Disney, que também é produtor executivo do filme, ao lado de Barney Cordell. "Denny criou uma sessão maravilhosa, com uma pequena audiência apreciando uma apresentação privada de seis dos maiores músicos da Jamaica e o som no Capitol é simplesmente fabuloso."

“Uma das coisas mais fascinantes para mim foi ter uma visão desses seres humanos que estavam em um ponto crucial em suas vidas”, acrescenta Dollimore. "Todos naquela configuração da banda passaram a fazer coisas incríveis musicalmente, mas também houve muitas tragédias. Marley sucumbiu ao câncer em 1981 aos 36; Peter Tosh e Carlton Barrett foram assassinados com cinco meses de diferença em 1987. É fascinante para vê-los quando eles não eram enormes, mas eles sabiam que estavam no caminho certo."

 

Fazendo declarações comoventes sobre a vida, liberdade e justiça social, os sentimentos estão imbuídos nas canções, que são lindamente trazidas à vida por meio de Bob Marley e The Wailers: The Capitol Session '73.

 

Curiosidades:

- Duppy Conqueror, Midnight Ravers são canções raras gravadas em vídeo

- Capitol Records atualmente faz parte do EMI Music Group

 

    

 

ASSISTA AQUI O TRAILER

 ASSISTA AQUI O FILME

  

Fonte e fotos:

https://www.rollingstone.com

https://www.jambase.com

http://voiceofthesufferers.free.fr

 

Edição e pesquisa: Guilherme Turik

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PROGRAMAS RÁDIO URG